sexta-feira, 11 de setembro de 2009

RESUMÃO DE ROMANOS...

...

A partir de Romanos, começam as chamadas “Epístolas Paulinas”, que foram escritas aos santos que moravam em lugares distantes para aconselhá-los e consolá-los.

Autor do Livro de Romanos: PAULO

Para quem foi Escrito: Para os santos em Roma

Conteúdo: Nessa epístola, Paulo ensina que a lei do Evangelho substituiu a lei de Moisés. Nela, ele ensinou também que a única maneira de estarmos justificados perante a lei é exercendo fé no Senhor, nos arrependendo de nossos pecados e esforçando-nos por cumprir os mandamentos. Só assim o Senhor poderá fazer a parte dele, nos concedendo a sua graça e se então formos dignos de habitar na presença dele, nos tornamos limpos e dignos e seremos co-herdeiros com Cristo, recebendo tudo que o Pai Celestial possui.

Época:
Cerca de 57 – 59 d.C.


**** Ensinamentos de Paulo no Livro de Romanos ****


* Ele ensina que não devemos nos envergonhar do Evangelho de Cristo.

* Repreende os líderes do povo, por estar como juízes do povo e ao mesmo tempo viver constantemente em pecado e permitindo também que o povo cometesse muitos pecados, por não estavam sendo o que deveriam ser, ou seja, um bom exemplo para o povo.

* Ensina que Deus é imparcial, ele olha para o coração das pessoas, não faz diferença entre os Judeus e os Gentios. O evangelho é para todos.

* Ensina sobre a justiça de Deus, que sozinhos não conseguiremos alcançar o Reinos Celestial, mas se estivermos fazendo a nossa parte que é: Fé, arrependimento, batismo, Espírito Santo, cumprir os mandamentos e perseverar até o fim, ao chegarmos lá, pela sua graça, seremos salvos no Reino de Deus... Ou seja, apenas por nós mesmos, sem a graça de Deus, não seriamos salvos. Da mesma maneira que não podemos ser salvos unicamente pela graça de Deus, sem fazermos a nossa parte para que possamos merecer tal graça!

* Mostra que nos tornamos servos daquele a quem escolhemos servir e obedecer... Ou a Satanás (que nos leva ao pecado e a morte (espiritual e até mesmo física às vezes, como conseqüência do pecado)), ou a Deus (que nos guia a obediência e a justiça, bênçãos e vida eterna).

* Ensina que a Lei é uma benção e não um castigo, e que quanto mais conhecimento adquirimos e mais cumprimos a lei, maiores serão as tentações, mas estaremos muito mais fortes para enfrentá-las.

* Na luta do corpo contra o espírito, se não estivermos fortes, com o espírito bem nutrido, podemos ter problemas e facilmente cometer pecados, portanto nosso espírito precisa estar preparado para vencer o corpo.

* Mostra que as aflições pelas quais passamos neste mundo, não nada comparadas as bênçãos que podemos receber como recompensa da nossa retidão.

* Que somos preordenados, escolhidos, antes de nascermos nessa Terra. E que seremos provados, mas por sermos escolhidos, podemos sair vencedores.

* Ensina que não é suficiente apenas ser um membro da igreja, temos que fazer e cumprir os convênios se quisermos receber as bênçãos prometidas para nós.

* Dá conselhos em relação a servir ao próximo, a humildade, a união dos membros da igreja (trabalhar juntos), procurar e exercer os nossos dons, fazer o trabalho do Senhor com dedicação, amor, empenho, a caridade, o compartilhar, o cuidado com as pessoas, o amor não fingido, apegar-se ao bem e não ao mal, ser cordial, honrar uns aos outros, ser fervorosos, orar sempre, ser paciente nas tribulações, ser hospitaleiros com os santos, não amaldiçoar a quem nos persegue, se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram, sermos um em propósito, não se acomodar, não pagar o mal com mal, ser honestos, procurar ver as coisas boas nas pessoas e não as coisas ruins, ser pacificadores, não ter sentimentos de ira e vingança, não ficar em dívida com ninguém, guardar os mandamentos, não provocar contendas, não ter inveja, ter cuidado com os apetites e paixões da carne, não julgar e estar revestidos do Senhor.

* Ensina que devemos receber bem a todos, sem julgar, mostrar amizade para as pessoas que não fazem parte da igreja, para que possam se sentir bem em conhecer o evangelho, integrar os novos membros da igreja, ser bom exemplo, edificar os recém conversos com coisas boas.


E por fim, em Romanos 16, Paulo dá as últimas recomendações aos membros, saudações e faz votos de que todos fiquem bem, em paz, que guardem os mandamentos, permaneçam firmes no evangelho e sejam gratos a Deus.

E para quem quiser baixar o documento, eis aqui o link:

http://www.4shared.com/file/132218568/31d8ef92/RESUMO_DE_ROMANOS.html

0 comentários: